UEPG sedia lançamento do Napi Educação do Futuro

5 DE JULHO DE 2023

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) sediou o anúncio do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (Napi) “Educação do Futuro”, na última sexta-feira (30). O projeto desenvolve pesquisas sobre a inovação nos sistemas de Educação Básica Pública Brasileira no pós-pandemia e receberá investimento de R$ 7,3 milhões. A novidade foi anunciada durante evento “O presente do futuro e o futuro da educação”, do Núcleo de Tecnologia de Educação a Distância (Nutead).

O Napi Educação do Futuro reúne pesquisadores de diferentes instituições e pretende contribuir com políticas públicas, estudos e resultados que contribuam para o desenvolvimento da educação no Paraná e no país. O projeto é realizado pela Universidade Virtual do Paraná (UVPR), Fundação Araucária e Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). Durante o lançamento, o reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto, afirmou a importância do momento para a instituição e comunidade. “Firmamos um compromisso com o projeto, para a possibilidade de construir conhecimentos de transformação futura”.

O Napi é composto por redes colaborativas de pesquisa voltadas à ativação e à consolidação de ecossistemas de Ciência, Tecnologia e Inovação do Paraná. O projeto pretende mobilizar e integrar empresas, terceiro setor e fatores-chave de desenvolvimento das regiões do Estado, para financiar ações que vão retornar à sociedade em forma de melhorias e serviços.

Ao mencionar a criação do Napi, o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig, relatou que desde 2018 o Governo do Paraná percebeu avanço na qualificação dos professores do ensino superior. “Ainda temos espaço para formar muitos doutores nos nossos programas, e temos que fazer o esforço de sociedade para que eles tenham possibilidade de realmente desenvolver seu trabalho nos setores econômicos”, pontua.

Luiz Márcio Spinosa, Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária, comentou que a motivação do Napi é o desejo de um Estado mais moderno e inovador, com transformação digital. “Outro objetivo ao lançar o projeto é promover a visão de que as pesquisas transformam, criando riqueza, renda, emprego e qualidade de vida na sociedade, aliados ao desenvolvimento sustentável do Estado”, relatou Spinosa.

O professor Aldo Nelson Bona, secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, destacou o Napi como estratégia de fomento horizontal. “Vínhamos de uma tradição de financiamento de projetos isolados, com pesquisas na mesma direção que não colaboram entre si. Por isso os Napi têm justamente essa ideia de acabar com o fomento vertical, concorrente, para estabelecer fomento horizontal, colaborativo”.

O objetivo do Napi é fomentar o trabalho forma conjunta em diferentes regiões do Estado, para otimizar a aplicação e utilização dos recursos. “Vamos continuar fomentando as pesquisas de base e a inovação acontece quando o resultado delas é aplicado na prática”, finaliza Aldo.

Evento

O evento “O presente do futuro e o futuro da educação” aconteceu durante quinta e sexta-feira (29 e 30), no Centro Integrar, Campus Uvaranas, fruto da realização da UEPG com UVPR, juntamente com a Fundação Araucária, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável e de Inovação (Ageuni), Fórum Estadual dos Coordenadores de Polos UAB (FecoUAB) e Seti.

As atividades reuniram gestores, coordenadores e tutores da educação a distância e promoveram debate sobre temas da educação atual, para contribuir com o aprimoramento de práticas e processos das instituições que atuam com a modalidade EaD  e integram o sistema Universidade Aberta do Brasil.

Estiveram presentes o reitor Miguel Sanches Neto; o vice-reitor Ivo Mottin Demiate; o secretário da Seti, Aldo Nelson Bona; o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig;  a coordenadora da UVPR e articuladora geral do Napi, Maria Aparecida Crissi Knuppel; professor José António Moreira, da Universidade Aberta de Portugal (UAb-PT); e demais autoridades.

Texto: Amanda Santos

Fotos: Amanda Santos/Fábio Ansolin